Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Teresa Martins Marques, A Mulher que Venceu Don Juan, Âncora Editores, 2013, 326 páginas.

 

Esta obra trata um problema bem frequente, infelizmente, nos tempos actuais — a violência doméstica.

Sara é a personagem principal, aquela que conseguiu romper com um passado de submissão, de maus tratos, físicos e psicológicos, nas mãos de um homem violento, um cidadão importante, na profissão e na sociedade, um gentleman, mas um homem de dupla personalidade, um verdadeiro monstro, com uma vida escondida, cheia de horrores, de ligações a um submundo de traficâncias de vária ordem. Mas Sara não é a única vítima. Outras personagens, igualmente importantes povoam este romance-ensaio que se debruça sobre temas como o donjuanismo, o amor e suas nuances e outros temas ligados à literatura. Tendo em conta a vida profissional das personagens, neste romance perpassam estudos filosóficos, psicológicos e, essencialmente, literários. São referidos autores e obras, essencialmente da literatura portuguesa, mas também clássicos da literatura universal.

A autora não deixa igualmente de salientar descrições do património nacional, do natural ao construído, sem esquecer o gastronómico.

Um romance actual, algo diferente — um romance-ensaio —  com a particularidade de ter começado por ser publicado em folhetins, no facebook, um romance-folhetim da modernidade.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.