Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Anita Shreve, Casamento em Dezembro, ASA, 2007, 315 páginas.

 

Lembrando "Os amigos de Alex", Casamento em Dezembro tem por base, como o título indica, a celebração de um casamento, ponto de encontro de antigos colegas de Liceu que há largos anos não se viam. 

Romance sobre o amor, sobre a memória e tudo aquilo que nela fica como marcante nas nossas vidas, este romance faz uma excelente análise da alma humana, dos sentimentos, das emoções à flor da pele, das angústias recalcadas que explodem com a recordação. Muito típico da sociedade americana, este encontro de colegas de liceu faz reviver situações da juventude, memórias que todos tentavam afogar no mais fundo da sua mente, traz ao de cima tudo o que, por ser angustiante, durante anos cada um procurou esquecer sem resultado. Este reencontro leva-os de regresso ao passado, acabando, cada uma das personagens por pôr a nu todos os seus sentimentos e emoções.

A narrativa é cativante, incluindo uma narrativa dentro da narrativa principal, de uma personagem que, connosco, escreve também um romance histórico, de algum modo reflexo das suas próprias angústias.