Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

João Pedro Marques, Uma Fazenda em África, Porto Editora, 2012, 432 páginas.

 

Um romance de tema histórico, situado no início da colonização de Moçâmedes. Um grupo de colonos sai de Pernambuco, levados pelo sonho de um homem, e parte à aventura, procurando nessa África desconhecida e remota uma vida diferente da que viviam no Brasil, ao tempo atormentado por assaltos e mortes aos colonos portugueses.

Assistimos aos sonhos de toda esta gente, às lutas, às desilusões, numa terra de costumes diferentes, de climas inóspitos, de gentes, por vezes, pouco acolhedoras. Aqui se vivem amores e desamores, ódios, lutas pela sobrevivência, mas também há os que conseguem singrar na vida, que, à custa de muita luta e teimosia alcançam o sucesso e nunca desistem de atingir o seu sonho.

Encantam as descrições de paisagens exóticas, mas também de sentimentos e emoções, mostrando o que, em cada ser humano, existe de desejo de amor, de compreensão, de companheirismo, demonstrando que o sucesso nem sempre traz felicidade, se não houver com quem a partilhar.

Uma obra que, ficcionando uma realidade, nos mostra, com rigor histórico, os trabalhos, o sofrimento, as lutas destes pioneiros de África que, sem medo (ou enfrentando esse medo) partem à descoberta, contactam com os povos nativos, exploram estas regiões que dão a conhecer ao mundo ocidental.