Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Leituras

divulgação de livros; comentário de obras lidas; opiniões; literatura portuguesa; literatura estrangeira

Tiago Patrício, Trás-os-Montes, Gradiva, Maio de 2012, 159 páginas.

 

Este romance recebeu o Prémio Literário Revelação Agustina Bessa-Luís 2011, instituído pela Estoril-Sol.

 

Teodoro, Óscar, Edgar e Raquel — três  rapazes, mais uma rapariga, irmã de Óscar — jovens que vivem a sua infância numa localidade rural do interior do país.

Em cada capítulo o narrador apresenta uma pequena história da vida destes jovens, essencialmente dos rapazes, que vivem, da forma mais natural possível, em contacto com a natureza, uma vida e uma sensibilidade bem semelhantes às agruras da paisagem e dos costumes da terra. Os rapazes estão em pleno crescimento, procuram saber a natureza das coisas, especialmente Teodoro, aquele que se questiona acerca de tudo o que acontece. Organizam partidas uns aos outros, ou a outros rapazes, unidos os três nas "maroteiras" a fazer aos outros rapazes da sua idade, ou mesmo mais novos. Neste viver "à lei da natureza" há uma certa falta de sensibilidade, dificuldade em separar o bem do mal, o que os torna, por vezes, isensíveis ao sofrimento que causam. Maltratam tanto os animais como os humanos, sem medir as consequências das suas brincadeiras.

Nas palavras de Vasco Graça Moura, uma obra em que se destacam " as qualidades de escrita reportadas à dureza de um universo infantil numa aldeia de Trás-os-Montes e à maneira como o estilo narrativo encontra uma sugestiva economia na expressão e comportamentos das personagens".

Comentar:

CorretorMais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.